segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Eu prometi que falaria de alguém que não a Nela

Apresento-vos a Natália

Sim a Natália...Chegou a hora de falar nela.
A Natália é mais uma resiliente!
É uma amiga de longa data que quase em simultâneo com a a Anixinha detectou que tinha um neo da mama.
Vivemos a 20Km de distância, mas temos muitas horas de convivio juntas.
Conheci a Natália quando fiz serviço na Cruz Vermelha. Ambas faziamos parte do pelotão de Socorros desta unidade. Era-mos unha com carne!
A filhota dela é minha afilhada do coração.
Mas a vida depois encarregou-se de nos afastar geograficamente. Mas sempre mantivemos contacto. Quando regressei às origens, voltamos a contactar-nos, embora com uma frequência menor, devido às nossas profissões.
Como acontece com toda a gente, o tempo passa e não nos apercebe-mos disso! Aquela maxima de que quando aconteçe qualquer coisa má corre depressa, ás vezes não funciona muito bem.
Um dia...mas passados uns meses, ligei para a minha afilhada e perguntei "então como estão as coisas?" e o que ouvi do outro lado da linha foi tão simplesmente " não vão tão bem como o desejado".
Depois de ter-mos conversado durante algum tempo, eu, mais gelada que um iceberg, perguntei " e porque não me disseram nada?" e a resposta foi "madrinha não te quiz preocupar".
Resolvi ir visitar a Natália o quanto antes. Não sabia ao certo o que me esperava mas lá fui, com um enorme nó na garganta...fiquei chocadissima! Nunca há palavras.
Foi doloroso encarar a situação, porque a Natália que eu conheci não tinha nada...?
Com a Anixinha, foi diferente, porque eu já a conheci assim!
Por muito que goste das duas, é dificil explicar o impacto da noticia, devido ao contexto. Nem eu consigo explicar.
A Anixinh@ já fazia parte da minha vida. A Natália era mais uma caso...uma amiga!
Encontrei uma pessoa completamente modificada fisicamente...e todas sabemos do que falo! Emocionalmente, estava de rastos e acho que também ela sentiu algum constrangimento em falar comigo, desta sua nova condição.
No post seguinte contarei como foi detectado.
Agora quero só deixar a informação que esta guerreira, já ultrapassou muitas barreiras, já tem a reconstrução da sua "mamoca" feita. Já voltou à sua actividade profissional e amanhã vai começar nova fase de exames de rotina, entre eles a colonoscopia e a endoscopia. Contava-me ela na sexta-feira enquanto tomava-mos um chá ao mesmo tempo se punha-mos a conversa em dia, que amanhã (terça-feira) lá ía fazer os exames, sob anestesia geral, por serem extremamente desconfortantes. Está algo apreensiva, mas confiante.
Mas sabem o que mais gostei de ver nela? O sorriso!
Já falamos hoje pelo telefone e amanhã depois de recomposta dos exames se sentir bem, vamos dar uma voltita e falar mais umas coisitas.
Espero bem, muito em breve ter o prazer de oficialmente a apresentar pessoalmente a esta nossa familia.
Ela gostou da ideia.
Percebem agora porque ainda não tinha falado dela?
Embora já tivesse conversado com ela sobre esta grande familia, ela ainda não deveria estar preparada para ser mais um membro... mas tenho a percepção que desta vez vamos cnseguir.
Bjs a todas e mais uma vez vamos unir força para que as meninas que andam em exames nos tragam boas noticias.

Quanto a mim...estarei a caminho do bloco operatório no próximo dia 4, para mais uma etapa da minha maõzinha.
Vamos ver como vai correr desta vez.
Não é uma altura muito propicia... ando debaixo de um altissimo nivél de disstress, mas a vida continua.

12 comentários:

IsaLenca disse...

Compreendi perfeitamente este teu post, e fez-me engolir em seco- lembrei-me da minha Amiga Cláudia.
Mas é óptimo saber que pouco a pouco a tua amiga vai ultrapassando os vários obstáculos com que se cruzam.
A Anixinha também já conheci assim, gostei logo dela. Como ela conheci outras amigas dos blogues, umas ainda não conheci pessoalmente. Mas de todas admiro imenso a coragem e frontalidade com que falam da doença. Tenho aprendido imenso com todas. Acho que são umas verdadeiras Supermulheres. Que admiro, não esqueço nunca e que tento, de alguma forma, ajudar através destas "conversas virtuais".
Bjs.

Cristina J. disse...

Este post, veio numa altura em que eu tenho recordado com mais intensidade a minha amiga Cláudia... nem sei porquê!

Já li milhentas vezes os últimos sms que guardo aquando da última quimio que ela fez, recordo-lhe o rosto, o riso e sorriso, a boa disposição. E acabo sempre a dizer: como é possivel?! como pode ser, se ainda "ontem" eu estava ao lado dela, com saúde...e depois, aquela pessoa estranha fisicamente, cada vez mais estranha...

Bom, quero deixar um beijinho á tua amiga, que os exames lhe tragam noticias boas e que possam continuar a vossa amizade.

Bjinhos grandes

tapadinha disse...

Olá Cris J.
Não sei o que poderá estar por trás desta saudade ( até parece impossivél não conseguir explicar isto... e digo isto porque estudo o ser humano no seu mais intimo e quando acho que já aprendi muito na minha área, também acho que existem mts coisas ainda por explicar cientificamente relacionadas com comportamentos, atitudes, sentimentos e tudo o que se relacione com o ser social que somos)mas ultimamente também tenho sentido muito a falta da Anixinha.
E sabes o que acho?
Acho que quanto mais tempo passa, mais se nota a distância entre nós e essa pessoa, bem como vai ficando claramente a noção que não existe volta a dar.
Um destes dias estava a ouvir alguem na televisão que dizia que tinha ficado orfão quando era pequeno e que lhe fizeram crer na história da estrela, ideia essa que alimentou até ao dia em que percebeu que essa estrela nunca seria palpavél e possivel de visionar. Hoje sente-se triste, afirmou mesmo que vive actualmente um segundo luto e que por sinal mt mais doloroso!
Acho que connosco também está a acontecer o mesmo. Resta-nos a consolação de saber que quem parte em circunstâncias como as delas, foi por "Dom", pelo menos já não sofrem!
Bjs miga...não sei mais o que te dizer, porque nem para mim eu arranjo consolo suficiente. Desculpa-me, eu costumo dizer que todos os fracos têm o seu momento de glória, mas também todos os herois têm o seu momento de fraquesa! Nós provavelmente estaremos colocados ao meio desta recta de extremos e daí tenhamos estes altos e baixos.

tapadinha disse...

Olá Cris J.
Não sei o que poderá estar por trás desta saudade ( até parece impossivél não conseguir explicar isto... e digo isto porque estudo o ser humano no seu mais intimo e quando acho que já aprendi muito na minha área, também acho que existem mts coisas ainda por explicar cientificamente relacionadas com comportamentos, atitudes, sentimentos e tudo o que se relacione com o ser social que somos)mas ultimamente também tenho sentido muito a falta da Anixinha.
E sabes o que acho?
Acho que quanto mais tempo passa, mais se nota a distância entre nós e essa pessoa, bem como vai ficando claramente a noção que não existe volta a dar.
Um destes dias estava a ouvir alguem na televisão que dizia que tinha ficado orfão quando era pequeno e que lhe fizeram crer na história da estrela, ideia essa que alimentou até ao dia em que percebeu que essa estrela nunca seria palpavél e possivel de visionar. Hoje sente-se triste, afirmou mesmo que vive actualmente um segundo luto e que por sinal mt mais doloroso!
Acho que connosco também está a acontecer o mesmo. Resta-nos a consolação de saber que quem parte em circunstâncias como as delas, foi por "Dom", pelo menos já não sofrem!
Bjs miga...não sei mais o que te dizer, porque nem para mim eu arranjo consolo suficiente. Desculpa-me, eu costumo dizer que todos os fracos têm o seu momento de glória, mas também todos os herois têm o seu momento de fraquesa! Nós provavelmente estaremos colocados ao meio desta recta de extremos e daí tenhamos estes altos e baixos.

Nela disse...

Queremos conhecer a tua amiga Natália, JÁ! Uma vencedora!

Beijinhos e muito juízo no dia 4 (sabes ao que me refiro, não sabes????)...

Anónimo disse...

Dyna perdoa a minha ousadia, mas peço que me deixes aqui dedicar este poema a duas santas mulheres, que Deus as tenha no eterno descanço...Senhor, ajuda-nos a ver a tua crucificação e
ressurreição como um exemplo de como suportar e aparentemente morrer na agonia e no conflito da vida diária, para que possamos viver mais intensa e criativamente. Aceitaste paciente e humildemente a repulsa da vida humana, tanto quanto as torturas da Tua crucificação e paixão. Ajuda-nos a aceitar as dores e conflitos cotidianos como oportunidades de crescimento denossa pessoa e de nos tornarmos mais semelhantes a Ti, atravessando-os paciente e bravamente e confiando que Tu nos apoiarás. Faze que compreendamos que só através de renúncias freqüentes de nós mesmos e de nossos desejos egoístas poderemos viver mais plenamente; só morrendo Contigo poderemos renascer Contigo".


. Senhor, ajuda-nos a ver a tua crucificação e
ressurreição como um exemplo de como suportar e aparentemente morrer na agonia e no conflito da vida diária, para que possamos viver mais intensa e criativamente. Aceitaste paciente e humildemente a repulsa da vida humana, tanto quanto as torturas da Tua crucificação e paixão. Ajuda-nos a aceitar as dores e conflitos cotidianos como oportunidades de crescimento denossa pessoa e de nos tornarmos mais semelhantes a Ti, atravessando-os paciente e bravamente e confiando que Tu nos apoiarás. Faze que compreendamos que só através de renúncias freqüentes de nós mesmos e de nossos desejos egoístas poderemos viver mais plenamente; só morrendo Contigo poderemos renascer Contigo".


.

Isa disse...

beijinhos à Natalia.Estamos todas a espera dela.beijos

Anónimo disse...

Ola Dyna esp q esteja bem e q tudo corra bem no dia 4...ha de correr se deus quizer...pensamento positivo smp....eu tb n tenhu tido muit temp para lhe vir dar uma força...e tb sinto muit a falta da nossa amiga...n encontro as palavras para consolar os q sentem a falta dela pk tb n as tenhu para mim...ms arrnanjei hj um tempinho para passar por aki e vejo q a sua bondade para c os outros continua...permita me q lhe diga q tb eu ja disse á Manuela e repito agora aki q se tiver ou conhecer mais algum caso de uma amiga c um problema desta natureza q a recomendarei para onde ela se sentira sem duvida em familia...sera aki!c esta grande familia q da a cara, a força, a coragem e tudo o q têm de bom pelo bem estar dos outros!q Deus esteja c todas elas e consigo tb q bem mereçem!e dsc estas lamexices ms é cm me sinto hj e fikei aind pior depois de passar no blog da anixinha!
Mas tb keru q saiba q estou aki para o q precisar,tem o meu nr, é só ligar...pk toda a gente tem as suas fraquezas e sente necessidade de se fortalecer...e admiro a por ver q vc msm ultrapassando dias tempestuosos, tem smp uma palavra amiga e de conforto para c os demais!esp q tudo corra bem tb c a sua amiga e q esta guerra um dia tenha um fim e q seja a vitória de todas as lutadoras de cancer!
um beijinho para todas e continuação de muita força****E para si tb Dyna***força*****

Anónimo disse...

Olá Dina,
Muita força e coragem para a Natália!Beijinhos para as duas.

Anónimo disse...

Dyna que tudo corra bem dia 4 é o que todas te desejamos e as melhoras da tua amiga ...
Beijinhos Marilu

Alda disse...

Olá Dyna,
Desejo que tudo corra bem no dia 4beijinhos para ti, e para a tua amiga Natália.

Anónimo disse...

Amiga obrigada pela tua força,pois bem preciso dela eu sei que as nossas ausencias de comunicaçao sao so no tempo e, no espaço.Pois a nossa amizade esta sempre presente a toda a hora e em qualquer lugar.tudo de bom para ti e bem hajas.Aqui deixo um grande ALO para todas as mulheres de coragens .sim porque e preciso muita mas com a graça de Deus tude se ultrapassa um abraço a todas presentes e ausentes um BJ grande para ti ate amanhã Natalia