terça-feira, dezembro 02, 2008

O livro de receitas de Natal das amigas do coração


Bolo de Noz e Cenoura
Ingredientes:
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de chá de óleo
2 chávenas de chá de farinha
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 chávena de chá de miolo de noz picado
2 chávenas de chá de cenoura ralada
4 ovos
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar
Preparação:
Misture muito bem o óleo com o açúcar. Junte os ovos e misture de novo. Vá juntando a farinha, o fermento, o sal e a canela. Por fim junte a cenoura e as nozes e mexa muito bem.Verta o preparado para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Vai a forno bem quente durante cerca de 50 minutos.
_____________________________&&&&&&&&&_____________________
Azevias
Ingredientes:
Para a massa:
1000 grs de farinha sem fermento;
300 gr de banha;
500 gr de água;
10 gr de sal;
Aguardente q.b.;
1 gema de ovo.
Para o recheio:
1000 gr de grão cozido;
1000 gr de açúcar;
1 pau de canela;
1 casca de limão;
4 gemas mais cerca de 200 grs de amêndoa moída (opcional)
Preparação:
Retire a casca ao grão o mais que puder, juntar com o açúcar, pau de canela e casca de limão, leve ao lume e ferva mais ou menos 1 hora, mexendo sempre para não pegar. Retire do lume, junte as gemas e a amêndoa, e leve novamente ao lume para cozer as gemas. Deixar arrefecer.Entretanto, prepare a massa: amasse a banha com a farinha até estarem bem misturadas, junte a água aos poucos e os restantes ingredientes até obter uma massa homogénea (tempo de amassar: cerca de 45 minuto).Estique a massa, coloque porções de recheio separadas (tipo rissol), dobre e, com a carretilha, corte tipo almofada. Frite em óleo bem quente e passe por açúcar e canela.
Coscorões com Molho de Mel
Ingredientes:
Sumo de 2 laranjas
500 gr de farinha• 1 dl de azeite
0,5 dl de aguardente
1 ovo
Óleo para fritarMolho de mel
2 dl de mel
1,5 dl de água
Confecção:
Esprema o sumo das laranjas e coe-o. Coloque a farinha numa tigela e junte o azeite quente, o sumo de laranja e a aguardente. Misture bem.Amasse, juntando água suficiente para obter uma massa com a consistência ideal para tender.Deixe descansar 30 minutos. Estenda a massa com o rolo, sobre uma superfície enfarinhada. Corte os coscorões e frite-os em óleo bem quente de ambos os lados. Retire e escorra.Molho de melLeve o mel ao lume, misturado com a água morna e deixe ferver.Regue os coscorões com o molho, ou sirva este à parte.
______________________&&&&&&&&&&&&&____________________________
Farturas
Ingredientes:
7 dl +- de água quente
500 grs de farinha
3 grs de fermento em pó (colher de chá)
3 grs de bicabornato de soda (colher de chá)
1 pitada de sal
Açúcar q.b.
Canela em pó q.b.
Óleo para fritar q.b.
Confecção:
Leva a água ao lume com uma pitada de sal. Assim que levantar fervura retire do lume e reserve. Num recipiente ponha a farinha misturada com o fermento e o bicabornato. Depois vá adicionando a água quente (não a ferver) em fio na farinha mexendo com a colher de pau ou à mão. A massa deve ficar leve e fina. Depois desta operação deixe a massa em repouso tapada durante meia hora.
Aqueça muito bem o óleo. Com a ajuda de uma colher molhada em água encha o saco de pasteleiro com a boquilha frisada e comece a espremer no óleo bem quente a partir do centro da sertã em aspiral. Com dois garfos de cozinha, vá deslocando a massa. Vire-as assim que possa para que fritem por igual. Quando estiver lourinhas, retire e ponha a escorrer sobre papel absorvente. Depois de escorridas corte pedaços com uma tesoura e passe-as por açúcar e canela. *Se ao fritar as farturas e elas alourarem muito depressa reduza a chama.
*Ao fazer a massa e achar que ficou rija, adicione mais um pouco de água quente.

____________________________&&&&&&&&&&&&&___________________________

Pão de Natal com Erva Doce
Ingredientes:
30 g de fermento de padeiro
2,5 dl de leite morno
100 g de miolo de amêndoa
100 g de casca de laranja cristalizada
700 g de farinha
1 colher de chá de sal fino
2 colheres (de chá) de erva-doce moída
250 g de açúcar
raspa de 2 laranjas
125 g de passas
3 colheres (de sopa) de vinho do Porto
Preparação:
Dissolva o fermento de padeiro no leite morno, rale o miolo de amêndoa e pique a casca de laranja cristalizada. Coloque-os numa tigela grande e misture a farinha, o sal, a erva-doce, o açúcar, a raspa de laranja e as passas. Junte o vinho do Porto e bata durante alguns instantes. Incorpore o fermento dissolvido e amasse até obter uma massa elástica e homógenea. Tape e deixe levedar num local morno, até duplicar o volume inicial. Nessa altura, coloque a massa sobre uma mesa, polvilhada com farinha, espalme-a um pouco e enrole.Transfira-a para um tabuleiro untado, tendo o cuidado de deixar a abertura 'voltada para baixo, e deixe levedar por mais 30 minutos. Preaqueça o forno à temperatura de 180° C. Depois do pão lêvedo, leve-o ao forno durante, aproximadamente, 1 hora. Verifique a cozedura com um palito, retire e polvilhe-o com açúcar em pó.
_________________________&&&&&&&&&&&&&____________________________

Sonhos de Abóbora
Ingredientes:
0,5 litro de água
150 gr de abóbora
Casca de 1/4 de limão
150 gr de manteiga
1/2 cálice de aguardente
10 ovos
150 gr de açúcar
350 gr de farinha
Preparação:
Coloque num tacho com a água, a abóbora, a casca de limão, a manteiga e a aguardente. Leve ao lume até ferver. Misture a farinha e coza, mexendo sempre, até a massa se despegar do fundo do tacho. Deixe arrefecer e misture os ovos, um a um.Deite colheradas de massa em óleo fervente. Retire quando estiverem loiros. Passe por açúcar e canela.
_______________________&&&&&&&&&&&&________________________________
Leite-Creme Queimado
Ingredientes:
1 litro de leite
Casca de 1 limão
1 pau de canela
250 gr de açúcar
12 gemas de ovo
50 gr de farinha
Açúcar q.b. (para queimar)
Preparação:
Coloque um recipiente com 9 dl de leite, a casca de limão e o pau de canela ao lume e deixe ferver. Misture o restante leite, o açúcar, as gemas e a farinha, até obter um preparado homogéneo. Adicione, em fio, o leite a ferver e envolva com umas varas. Leve ao lume brando durante 2 minutos antes de levantar fervura para não talhar. Emprate o leite-creme em travessa ou em prato individual e deixe arrefecer. Polvilhe com o açúcar e queime com ferro bem quente, deixe arrefecer e sirva.
Pudim de Caramelo com Pinhões
Ingredientes:~
Para o caramelo:
0,5 dl. de água;
1 colher de café de sumo de limão;
150 gr. de açúcar;
2 colheres de sopa de miolo de pinhão.
Para o pudim:
0,5 dl de leite;
1 lata de leite condensado;
8 ovos;
Raspa de laranja q.b.
Preparação:
Para o caramelo:
Depois de misturada a água, o sumo de limão e o açúcar, leve a lume brando e deixe caramelizar. Numa forma a gosto, distribua o caramelo e polvilhe com os pinhões. Reserve. Para o pudim:Ligue o forno a 160º C e de seguida prepare o pudim. Depois do leite fervido, acrescente o leite condensado. Bata os ovos e junte-lhes a raspa de laranja. Adicione o leite e coe. Deite o pudim na forma e leve ao forno em banho-maria, por 1 hora e 30 minutos. Depois de cozido, retire-o e deixe-o na forma de um dia para o outro. Desenforme o pudim e decore com pinhões.
Dica: Poderá optar por decorar com fios de ovos e bonecos de natal.
_______________________&&&&&&&&&&&&_________________________________
Filhós de Abóbora-Menina
Ingredientes:
1400 gr de abóbora-menina *
600 gr de farinha de trigo fina
4 ovos inteiros • 10 gr de fermento de padeiro
Meio grama de sal
Preparação:
Coze-se a abóbora deixando-a depois escorrer num passador; depois de bem escorrida desfaz-se com o fermento, juntando o sal, os ovos e a farinha, amassando-se tudo muito bem. Deixa-se fintar (levedar) durante o tempo necessário (10 horas em média, variando contudo conforme a temperatura do ar). Depois da massa bem finta (levedada) põe-se azeite de muito boa qualidade num tacho e quando estiver a ferver, vão-se-lhe deitando dentro bolinhas de massa do tamanho de uma noz. Quando as bolinhas estiverem bem louras, tiram-se para uma travessa e servem-se polvilhadas com açúcar.
*Dica: O peso da abóbora é calculado, depois de cozida, escorrida e espremida.
__________________________&&&&&&&&&&____________________________________
E por hoje é tudo!
Colaborem, enviem-me receitas vossas para que possamos fazer um livro muito doce.

2 comentários:

Isa disse...

tão bom, logo te mando uma receita de bolo de cenoura...

Lina Querubim disse...

:p
Aiii tanta coisa boa, beijinhos Tina e uma boa semana!