domingo, abril 06, 2008

Prometi que não choraria

Prometi que não choraria…
Prometi que iria pela primeira vez à nova morada da nossa estrelinha…
Não consegui cumprir na íntegra.
Sabia que a minha visita daria alguma tranquilidade a ambas. Nunca estivemos tanto tempo ausentes como agora.
À hora do almoço, enquanto almoçava, meia dúzia de palavras desencadearam as lágrimas.
Essas que tinham andado toda a manhã a tentar brotar.
Estava a chegar a hora da visita…não tinha a certeza de conseguir.
Este era o momento que eu não queria.
Ainda não tinha conseguido reunir forças e coragem para procurar a sua nova residência.
Sabia o nº, mas desconhecia a localização, mas não foi difícil lá chegar.
Passei primeiro pela florista, onde comprei um bouquet de flores.
Algo muito simples, cuidadosamente escolhidas e ao gosto de quem as iria receber.
Flores coloridas, com um aspecto aveludado e belo. O bouquet ficou com um aspecto bem harmonioso e digno de presentear uma aniversariante.
Lá fui…Pelo caminho foi interiorizando que a minha visita seria unicamente para felicitá-la pelo seu aniversário, colocar-mos a conversa em dia e desejar-lhe que continue tranquilamente a sua caminhada, porque nós estamos todos bem.
Memorizei alguns assuntos que me pareciam de maior importância…como se ela não soubesse tudo o que se passa.
Mães galinhas!
Entrei…pela primeira vez percebi que aquele lugar tinha algo de belo, mas em simultâneo achei que estava a ter uma sensação estranha e estúpida. E questionei-me de como poderia achar que ali havia algo de belo?
O meu olhar percorreu todo aquele lugar, como se olhasse para o infinito.
Não foi difícil chegar até a sua morada. Destacava-se ao longe.
Tinha flores…muitas flores. Coloquei cuidadosamente as nossas (amigas do coração) ao lado das restantes e disse-lhe que todas lhe desejávamos um feliz aniversário.
Fiz todo o esforço para não deixar rolar as lágrimas, mas não aguentei, no entanto ela recebeu-me com o seu sorriso.
Afinal já não estavas perto uma da outra havia algum tempo e pedi-lhe desculpar por chorar. Referi que não era por angústia, mas sim por emoção e alguma saudade. Sei que me entendeu!
Falei…falei e depois de lá estar um bom bocado cantei-lhe os parabéns, acariciei-lhe todas as flores e despedi-me com imensa pena de ter de abandoná-la. Melancolicamente percebi que já não estamos no mesmo mundo, mas isso não importa porque a nossa amizade mantém-se, e ali é sempre um sítio agradável para conversar.
Saí calma e tranquila e com vontade de lá voltar…Senti-me bem, senti-me reconfortada…permanece bem presente aquele ombro amigo.

7 comentários:

Cristina J. disse...

Eu gostava muito de conseguir dizer-te alguma coisa...algo que te confortasse ainda mais. Mas só penso coisas meio atarantadas, sem valor nenhum para a grandeza deste teu momento.

Um beijo muito grande e ainda bem que conseguiste.

Nela disse...

Beijinho grande, Dyna. Ponho o meu braço por cima do teu ombro e caminhamos em silêncio...

Mimas disse...

Beijocas, Dyna, muitas!

Mimas

Anónimo disse...

*.
Carmen

Anónimo disse...

Dyna msm sem combinarmos visitamos a nossa amiga no mesmo dia!eu tb aind n a tinha visitado desde o dia da despedida...ms ganhei coragem e fui tb deixar lhe umas flores...pois sempre o fiz neste dia e este ano n podia deixar de o fazer tb!ms n conseguia ir sozinha e pedi á soraia para ir cmg...e foi a coragem dela q me fortaleceu e me deu forças para n xorar!tenhu a certeza q a nossa amiga adorou a nossa visita...aind bem q tb conseguiu ir...esp q esteja bem***bj e força para continuar***

p.s. fiz uma oferta á Soraia no dia do aniversario da anixinha...o "livro" da propria anixinha c todas as vossas recordaçoes...ela adorou!peça lhe para lhe mostrar um dia q vá la a casa...e esperando q n se importem fikei c uma cópia...pois n resisti..e só vendo e lendo cm eu vi e li dá para acreditar q neste mundo tb ha pessoas lindas e muito generosas c um coração enorme cm são as "amigas do coração"onde vc ja esta tb incluída!esp q todas possam um dia ver e rever este "livro"de recordações da vida da nossa anixinha...o meu bem haja a todas por me darem esta oportunidade!!!***

Anónimo disse...

Dyna passei para te dizer que tens um grande coração e a Anixinha onde istiver de certeza está feliz, porque vais olhando pelos seus tesouros, bem hajas e que Deus te ajude sempre...

Beijinhos.Marilu

Alda disse...

Dyna, depois deste primeiro passo vais ver que agora passa a ser mais fácil ir visitar a nossa amiga, e até vais sentir conforto quando estiveres mais triste, já tens um cantinho onde desabafar, porque o espírito dela vai estar lá sempre ...
Beijinhos e fica bem!