segunda-feira, fevereiro 25, 2008

O cancro está na nossa vida de qualquer forma!

Especialistas da International Agency for Research on Cancer (IARC) acabam de juntar o trabalho nocturno por turnos à lista de agentes “provavelmente cancerígenos”.


Segundo os investigadores daquela Agência o trabalho nocturno aumenta o risco de cancro em proporções modestas mas reais. As conclusões foram apresentadas recentemente após diversos estudos epidemiológicos realizados não apenas em cobaias mas também em pessoas de alguns sectores profissionais que trabalham por turnos, nomeadamente enfermeiros e hospedeiras de bordo.

Segundo os especialistas, entre todas as formas de trabalho por turnos as mais prejudiciais ao ritmo circadiano são as que envolvem horários nocturnos. A longo prazo a exposição nocturna à luz pode reduzir as defesas imunitárias, bem como provocar a desregulação de alguns genes conduzindo à formação de células cancerígenas.

Esta investigação merece ser acompanhada atentamente na medida em que entre 15 a 20% da população activa na Europa e nos USA trabalha de noite, uma larga percentagem em actividades absolutamente necessárias à sociedade.

O mesmo grupo de especialistas analisou também a situação dos pintores e bombeiros, concluindo que ambos estão igualmente sujeitos ao risco do cancro. Os primeiros porque podem estar expostos a alguns produtos químicos perigosos e os segundos a algumas substancias tóxicas.

O IARC depende da Organização Mundial de Saúde e tem como missão a pesquisa das causas do cancro no homem e a elaboração de estratégias científicas de prevenção.

Esta noticia foi retirada do sita da ACT, com data de peblicação de 18/1/08

Sem comentários: