quinta-feira, novembro 22, 2007

Chegou o momento de esclarecer a actuação do Canalizador




Síndrome do Túnel Cárpico, é resultante da compressão do nervo mediano (referenciado na imagem como a linha amarela mais grossa) no punho.

As causas mais comuns deste tipo de lesão são a exigência de flexão do punho, a extensão do punho e a tenossinovite a nível do tendão dos flexores. Neste caso, os tendões inflamados levam a uma compressão crónica e intermitente do nervo mediano que é a estrutura mais sensível do conjunto que compõe o túnel do carpo.
Os sintomas mais comuns passam pela dormência da mão, na sua totalidade ou parcialmente e principalmente no período da noite. Esta dormência é muita intensa causando fortes dores, em estados muito avançados, também pode surgir durante o dia. A dor ao movimento, a falta se sensibilidade nas extremidades dos dedos também são sintomas que se manifestam com muita frequência.
Esta manifestação surge principalmente em mulheres com idades entre os 30 e os 50 anos embora também verifiquem casos de tenossinovite a nível do tendão dos flexores em homens.

Conclusão do trabalho do Canalizador
Na maioria das vezes este problema só se soluciona com cirurgia e esta consiste em abrir parcialmente o ligamento transversal do Cárpico, permitindo assim que o nervo mediano deixe de sofrer a compressão exercida, o que melhora em muito ou quase na totalidade a função da mão e punho e consecutivamente uma melhor qualidade de vida do individuo tanto a nível profissional como pessoal.

6 comentários:

tapadinha disse...

Hó Nela então tu achas que se estivesse, tu n terias sido a primeira a saber?
Eu sou uma menina séria e bem comportadinha! Ainda agora casei e já estou de esperanças?
Se a querida não reparou, eu informo que o meu ramo era de flor de laranjeira.
Quanto ao meu estado geral passo a informar que está tudo a correr dentro da normalidade. Tenho algumas dores na mão, tenho uma grande equimose, ja não tenho grande edema, já n tenho pontos, embora as nauseas ainda teimem em aparecer, ja me sinto bem melhor.
Agora são as limitações que me chateiam, porque eu já quero fazer tudo, mas não posso!!!!!
Embora eu muitas vezes me esqueça e só me apercebo de que algo ainda não está bem quando o linear da dor se manifesta. Tenho que ir com calma. Já vou começar hoje na fisioterapia e amanha vou visitar o canalizador.
Há e já tenho permissão do meu terapeuta para comerçar a fazer movimentos com a mão..."festinhas"
Bjocas com sabor a Dom Rodrigo para todas.

Cristina J. disse...

A das "festinhas" nem vou sequer pensar em comentar!!!!!!

Quanto ao teu esclarecimento, eu não achei o canalizador com cara de quem sabe isto tudo...espero que tenha ido á linha certa: a amarela!

E vou-te dizer uma coisa: até já podes estar de esperanças, mesmo com ramo de laranjeira.

Bjinhos e as melhoras

P.S.- não abuses nos movimentos, ok?

tapadinha disse...

Voçês estão todas com vontade de ser tias???
Vou pensar nisso...mas não acham que devo praticar primeiro?
Quanto ao meu canalizar, que confesso n tem nada,mas mesmo nada a ver com o da foto, portou-se mt bem. É um cinquentão todo charmoso e amanhã quando for à consulta vou tirar uma foto com ele só pras voçês ficarem ruidinhas de inveja. Sim porque nós somos tu cá tu lá.
Aguardem pra ver.
Se esta noticia chega aos ouvidos do pittbul e do kromo então é que eles vão perceber que estão a perder liderança no galinheiro.

Cristina J. disse...

Dyna, querida, se não praticas-te o suficiente até agora...desculpa lá!

Olha, espero que já mexas bem os dedinhos.

Jokas

tapadinha disse...

Hó Cris J. tu estás a provocar-me mulher! Então tu achas que eu andava estes anos todos sem praticar? Eu só tenho é que praticar para fazer uma "coisinha" bonitinha, de olhos verdes, louro, alto, esbelto... enfim um arrasa corações! rsrsrsrsrs
Ou queres um sobrinho feito? No minimo tem que ser mais bonitinho que o teu charmoso DOG.
Bjocas linda, fica bem.

Nela disse...

Bom, não se fala mais na gra...
Não tragas a foto real do canalizador. Prefiro continuar a imaginá-lo com base no poster que publicaste...

Trata bem de ti. E poupa-te. Ainda é cima para grandes avarias.

jufas grandes